quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PORQUE AS ORIGENS DE BAGÉ NÃO ESTÃO EM DOM PEDRITO

        Pretendo demostrar com fatos e indícios que a origem do Primeiro Núcleo Populacional de Bagé não foi a atual Vila de São Sebastião, também conhecida como Torquato Severo e Coxilha de São Sebastião, no Município de Dom Pedrito. Mas sim na localidade conhecida como Guarda Velha, onde existe um Cemitério com o mesmo nome. E para tanto enumero os fatos e indícios a seguir:
  1. Não procedem as afirmações de alguns Autores de que a Guarda das Pedras seria o embrião da Guarda de São Sebastião e se localizaria onde hoje é a já citada Vila. pois esta Guarda das Pedras se localizava em Caçapava, junto ao Passo dos Enforcados. Como confirma as cartas de sesmarias de João Carneiro de Azevedo (ano 1790) e Antônio José de Almeida Bastos (ano 1802),  dois sesmeiros na localidade da já citada Guarda das Pedras.
  2. Também não é crível que Rafael Pinto Bandeira tenha acampado nesta localidade durante o cerco do Forte Santa Tecla, pois a já citada Vila fica a mais de 20 km do Forte, ainda mais considerando que os meios de transportes eram os cavalos e as carretas puxadas por bois.
  3. Também não procede a afirmação de que Pedro Fagundes de Oliveira tenha comandado alguma guarda na localidade desta Vila, até o ano de 1801. pois esta localidade pertencia à Espanha, cuja linha de limites era a estrada que seguia para as nascentes do Jaguary. Como confirma o Alferes Manoel Marques de Souza em seu requerimento de carta de sesmaria  (ano 1802).
  4. Também não é crível que Patrício Correia da Câmara, comandante da força armada que tomou esta região no ano de 1801, avançando os limites de fronteira para as costas dos Rios Negro e Santa Maria. Tenha "recuado" a Guarda (original) de São Sebastião para mais de 20 km da costa do Rio Negro, onde devia vigiar. Em vês de avançar, como fez com a Guarda de São Francisco. Também é no mínimo estranho coloca-la na área da já citada Guarda de São Francisco, que devia vigiar as costas do Santa Maria. Como relata a Carta de Patrício, datada de fevereiro de 1802, descrevendo as atribuições destas Guardas.
  5. Também não procede ser ali a original Coxilha de São Sebastião, mas sim a Coxilha do Andaluz, também chamada de Rodeio Colorado e Boqueirão do Santa Maria. Como informa as cartas de sesmarias de Manoel Antônio Severo (ano 1816) e Salvador dos Santos Jardim (ano 1814), sesmeiros desta localidade.
  6. A verdadeira e original Coxilha de São Sebastião faz parte da Serra de Santa Tecla, ao norte desta, seus campos faziam parte da Sesmaria de Pedro Fagundes de Oliveira e das Fazendas São Sebastião e São José, a primeira de José Martins Coelho e a segunda de José Antônio Alves. Conforme as Cartas de Sesmarias e Título de Compra destes três proprietários.
  7. Também não procede que os campos de Pedro Fagundes de Oliveira abrangiam o local da Vila e que destes campos teriam transladado a imagem de São Sebastião. Provam que seus campos não atingiam o local da já citada Vila, as cartas de sesmarias desta localidade. (Ver postagem deste Blog que traz como Título "A Sesmaria Perdida").
  8. Portanto acho bem provável que estejam confundindo a Guarda de São Sebastião  com uma guarda posta no ano de 1812, no Boqueirão do Santa Maria. Quando Pedro Fagundes de Oliveira era comandante do Distrito de São Sebastião. Conforme a Carta  de INSTRUÇÕES PARA O COMANDANTE QUE VAI GUARNECER O ACAMPAMENTO DE BAGÉ. Expedida por Dom Diogo de Souza, com data de, 7 de Setembro de 1812.
  9. Também é bem provável que a mudança da Guarda de São Sebastião, comunicada na Carta de Patrício Correia da Câmara, datada de, 5 de Fevereiro de 1802, tenha sido para o local onde fora o Forte de Santa Tecla, que nesta época era ocupado por uma guarda Espanhola. Pois lendo a "Sinopse Estatística do Município de Bagé", do IBGE - ano 1951, Pag. 05, nela encontra-se a seguinte afirmação: [...] Anos depois, em 1801, o "Porta-Estandarte" [...] Domingos José Gonçalves, [...] a incumbência de livrar as Missões do elemento Castelhano, o que fez, estabelecendo-se , após, no Forte Santa Tecla [...] e como prêmio por ato de bravura demonstrado na refrega [...] aos oficiais e praças, que se distinguiram na luta [...]. Segue uma lista de nomes onde aparece o nome de João Madeira. Este sesmeiro no Quebracho, que no requerimento de sua Carta de sesmaria, relata que ali habita desde o ano de 1803, nos campos avançados na Guerra de 1801. Também  lendo o Livro editado pela Academia Bageense de Letras, que tem o título de "História de Bagé do Século Passado", de autoria do Harry Rotermund, encontrei a mesma afirmação do episódio do "Porta-Estandarte". E no Livro "Ensayo Para Una Historia de Cerro Largo" de autoria de Germán Gil Villaamil, que relata um documento datado de 1793, onde relaciona e demonstra as guardas e acampamentos militares Espanhóis na fronteira, entre os anos de 1790/1810, onde cita a do Forte Santa Tecla. 
  10. Finalmente diante de todos os fatos e evidências demonstrados, me leva a afirmar e acreditar que não esta em Dom Pedrito a Origem do Primeiro Núcleo Populacional de Bagé, e nem o Oratório Original de São Sebastião. Acredito que foi no antigo Forte de Santa Tecla o local em que Patrício Correia da Câmara postou a Guarda de São Sebastião, após o ano de 1801. O que justifica pela proximidade o lento abandono do Oratório da Coxilha, situado na Fazenda de Pedro Fagundes de Oliveira. 
     Portanto espero contestações e novos fatos, fundamentados em provas originais e de fontes primárias, como as minhas, para engrandecer ainda mais a História de Bagé.
                                 Rincão dos Olhos d'Água, 11 de Novembro de 2013.
                                                       Nerci  Nogueira
     Obs. esta Postagem complementa a que tem por Titulo "A PRIMEIRA GUARDA DE SÃO SEBASTIÃO", postada no ano 2011.

Um comentário:

  1. Prezado Nerci, parabéns pelo estudo, apesar de genealogista, nunca aprofundei minhas pesquisas em Bagé, pelo que observei tuas informações são de Fontes Primárias, isso corrobora os fatos. Admiro quem PESQUISA de verdade. Um abraço fraterno!!!

    ResponderExcluir